Adelma Montagna é professora e artista plástica há 30 anos e deixou sua marca na mudança de paradigma do ensino de artes de Londrina e região. Iniciou sua carreira de professora em 1978 acreditando que era preciso introduzir conteúdos significativos nos currículos para a construçãos de fruidores de arte. Em 83, já na UEL, começou a difundir suas idéias através dos estágios curriculares. Na década de 90 conheceu e logo se identificou com o Projeto Arte na Escola da Fundação Iochpe que tem como ideal melhorar o ensino de arte no país, reunindo Universidades, instituições culturais e educacionais, que qualificam professores dos níveis infantil, fundamental e médio e os estimulam a formar jovens mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade. Adelma passou a participar de vários Encontros Técnicos desta fundação e a organizar eventos para professores da rede pública como parte de uma longa e solitária luta para a implantação deste projeto na UEL, o que somente foi oficializado em 2003. Criou e coordenou projetos de ensino para abrir as oficinas e laboratórios de desenho, gravura, fotografia e cerâmica do departamento de artes visuais para a comunidade nos finais de semana através de cursos ministrados pelos alunos estagiários. Participou durante 10 anos de projetos de extensão interdisciplinares para a terceira idade.
Aposentada desde 2005, Adelma deu uma reviravolta profissional na vida. E para melhor. Hoje ela é diretora de vendas independente da Mary Kay, uma linha de maquiagem e produtos de beleza que vem conquistando o Brasil a passos largos. Trata-se de uma empresa americana de venda direta de cosméticos fundada em 1963, por Mary Kay Ash. Atualmente a empresa está presente em mais de 35 países, sendo considerada uma das maiores empresas de cosméticos do mundo. No Brasil a empresa chegou em 1998 e atualmente esta entre os grandes nomes do setor. O grande diferencial da Mary Kay é oferecer as suas consultoras de beleza independentes um plano de desenvolvimento profissional estruturado. Assim ela possibilita que cada uma dessas mulheres seja dona de seu próprio negócio e responsável pelo seu desenvolvimento profissional e financeiro. "Conheci os produtos num SPA em Fortaleza e minha pele melhorou muito chamando a atenção das amigas. Meses depois descobri uma consultora em Londrina e me cadastrei para facilitar os meus pedidos, mas nunca pensei isso como profissão, pois estava passando por uma série de cirurgias e tratamentos. Em 2009, já recuperada, resolvi dar início a minha equipe de vendas, cadastrando e treinando mulheres em todo o Brasil. Tenho consultoras até em Manaus e Fortaleza" , relembra.
Adelma é casada com Walter Montagna, diretor da ENAR - Empresa Nação de Armazéns Gerais, foi diretor geral da Faculdade Metropolitana IESB. A ENAR tem matriz em Londrina, oferece 610 empregos diretos e 300 indiretos. Foi fundada em 1988 e têm filiais em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O nome de Walter Montagna também esteve diretamente ligado ao Londrina Basquete Clube do qual foi presidente e sócio-fundador.
Ele e Adelma têm três filhos: Juliana, advogada em Curitiba. Andressa, nutricionista e que em breve dará a luz ao João. E Gabriel, estudante dos cursos de Direito e Administração de Empresas e campeão de jiu jitsu. Como lazer o casal curte a família e adequa o apartamento para o primeiro neto. "Estamos felizes com a chegada do bebê. Estamos preparando o quarto dele e sei que a vida muda a partir da chegada de uma criança. Mas sempre para melhor", conclui.
|