José Valdir Batista e José V. Batista Fo.

inicial - guia de profissionais - Comércio - José Valdir Batista e José V. Batista Fo.

valdirbatista07@hotmail.com
Rua Espírito Santo, 1678 - Centro
Londrina / PR
(43) 33397784
  José Valdir Batista e José V. Batista Fo.
-
 

Empresários

José Valdir Batista e José V. Batista Fo.
 

"Nossa trajetória foi sendo conquistada aos poucos. Começamos pequenos e fomos alcançando nossos objetivos. Sempre com coragem, muito trabalho e determinação". (José Valdir Batista)

O empresário José Valdir Batista entende do assunto. É um homem com vasta experiência no setor de ferro velho. Começou ainda criança, aos 8 anos, ajudando o pai, o senhor Durval Batista. "Começamos nosso trabalho com ferro velho em 1970, recolhendo de 50 a 60 toneladas por mês. Fomos nos especializando, crescendo, entendendo tudo sobre reciclagem, sucata, reaproveitamento, maquinários, tudo o que há de mais atual e com tecnologia de ponta. E firmamos uma sólida parceria com a Siderúrgica Gerdau, quando em 1972 reciclamos cerca de 200 toneladas mensais. Em 1980 entregávamos mil toneladas por mês e atualmente, dois mil. A Gerdau é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço", conta José Valdir. A reciclagem de ferro e aço é uma das formas de reaproveitamento mais antigas do mundo. Já no Império Romano, os soldados recolhiam utensílios e armas após guerras para serem refundidos. E quanto mais foi aumentando a utilização do ferro, mais a reciclagem desse material foi crescendo. Hoje, as empresas e profissionais que trabalham com isso são chamados de recicladores, mas eles, na verdade, são os antigos sucateiros. "São vários os segmentos que utilizam o ferro ou aço, como industria automobilística, construções civis etc, tudo pode ser reciclado. Trabalhamos num pátio com 15 mil metros e aproximadamente 40 funcionários. O Ferro Velho Batista tem o reconhecimento no mercado, com clientes espalhados por São Paulo e sul do Brasil sempre primando pelo bom atendimento e credibilidade", ressalta José Valdir Batista Filho, braço direito do pai e que desde pequeno interage no mercado de ferro velho. "Comecei a trabalhar separando sucata, passei por todos os setores, o que me deu conhecimento e aos 15 anos comecei efetivamente na empresa. Temos cerca de 800 fornecedores. Estamos sempre investindo em maquinários e caminhões e quando há feiras do setor, expondo maquinários, não deixo de ir. Neste ramo é preciso estar atento ás mudanças, portanto buscamos sempre estar atualizados", diz o filho, formado em Direito pela Unifil. E completa: "Meu pai sempre foi um apaixonado pela empresa, um grande conhecedor do mercado, e ao longo dos anos tenho aprendido muito com ele. Trata-se de uma profissão que me fascina e do qual aprendi a gostar", conclui. Como hobby, José Valdir Batista Filho adora esportes radicais, jet sky e carros de corrida. O pai opta pelo descanso ao lado da família. "O dia a dia num ferro velho, a responsabilidade com os fornecedores, com os carregamentos, se resumem numa maratona estressante. E estar com a esposa, filhos, neto, é a melhor fórmula para relaxar", ressalta José Valdir. Além de ser uma mão na roda para quem produz, a reciclagem de aço colabora para o ambiente. Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 quilos de minério de ferro, 154 quilos de carvão e 18 quilos de cal.

 
Inicial | Guia de Profissionais | Notícias | Depoimentos | Sobre o Livro | Sobre a Empresa | Responsabilidade Social | Fale Conosco
  webmail Agência Digital ICOMP