Sérgio Augusto C. G. de Oliveira

inicial - guia de profissionais - Escola de circo - Sérgio Augusto C. G. de Oliveira

sergio@circolondrina.org
Rua Abaeté, 405 -
Londrina / PR
(43) 33223708
  Sérgio Augusto C. G. de Oliveira
-
 

"Amo a arte circense porque envolve a todos. É apaixonante, tem que ter dedicação e comprometimento. Vivemos um momento diferente no circo. As pessoas estão tendo mais acesso e aprendendo a amar essa arte tão bonita".

Sérgio Augusto C. G. de Oliveira
 

Sérgio Oliveira é um apaixonado pela atividade circense, desde muito jovem impulsionado pela professora de ginastica olímpica Elci Mazzio, já se interessava e amava o circo. E com 20 anos de idade já sabia exatamente o que gostaria de fazer. "O circo entrou efetivamente na minha vida em 1997, mas foi em 2004 que abrimos a Escola de Circo de Londrina, numa parceria entre a Associação Londrinense de circo e a Prefeitura Municipal de Londrina, que disponibilizou recursos através do PROMIC, e a Sercomtel que cedeu o terreno. Abrimos e Escola de Circo na Avenida Higienópolis e desde então temos nos dedicado, lutando sempre para manter viva e atuante as artes circenses. Trabalhamos com a metodologia do Circo Social e buscamos ofertar uma atividade extremamente saudável e inclusiva a milhares de crianças e jovens, temos alguns projetos em andamento como o projeto Circo Cidadão, desenvolvido em dois pontos em Londrina. Com 13 anos, o aluno pode iniciar suas atividades na Escola de Circo de Londrina com o curso profissionalizante. Vale ressaltar que a Escola de Circo não limita a idade, tanto que temos alunos com 30, 40 anos. O circo não exclui ninguém, ele inclui. Alguns alunos que se formam em circo conseguem se incluir na economia da cidade, através de seu trabalho artístico ou mesmo reproduzindo as atividades circenses com oficinas. Para se formar em arte circense na Escola de Circo de Londrina são necessários quatro anos de dedicação e aprendizagem. Outra ação criada por Sergio Oliveira é o Festival de Circo de Londrina, que está em sua nona edição e é um dos mais antigos e reconhecidos por suas atividades no Brasil. São diversas apresentações com grupos brasileiros e estrangeiros. "É uma grande festa. A arte circense fica em evidência. No campo da formação as oficinas incluem acrobacias de chão, acrobacias aéreas, manipulações, equilíbrios, técnicas especiais com palhaços, mágicos e muito mais. Atuando como professor e diretor da Escola, Sérgio Oliveira foi um dos fundadores e montou em 1998 a Troupe AeroCircus, uma companhia de circo que reúne oito profissionais, atualmente . "Viajamos muito, praticamente o ano todo, atuamos na região e em outros estados do país". Casado com Jerusa Rocha, começaram a namorar ainda no tempo da faculdade na Universidade Estadual de Londrina, onde montou uma lona de circo. "Ela trabalha comigo tem muito tempo e agora tivemos um presente de Deus, nosso querido filho, Miguel", comenta. Ele também está envolvido com a Associação Londrinense de Circo. "Foi fundada em 2001, por professores universitários, artistas e familiares de jovens que participavam de oficinas. A ALC surgiu para legitimar o trabalho político e pedagógico de artistas do município e a partir da sua criação incorporou oficinas de circo social que vinham sendo desenvolvidos pela Troupe Aerocircus e atualmente vem realizando diversos projetos que utilizam o circo como instrumento", conclui.

 
Inicial | Guia de Profissionais | Notícias | Depoimentos | Sobre o Livro | Sobre a Empresa | Responsabilidade Social | Fale Conosco
  webmail Agência Digital ICOMP