Como é bom tem um lar para onde voltar, depois de um dia extensivo de trabalho... Ao iniciar essa matéria imaginei-me fazendo um tur pelo Cinco Conjuntos, ainda em obra... E por um instante lembrei-me de uma frase do pastor e escritor americano Henry van Dyke: "Cada lar onde habitam o amor a amizade é o lugar de ternura e afeição, onde o coração pode tranquilamente repousar". A pessoa incubida de construir as 45 mil casas do Cinco Conjuntos, não tinha a ambição de ficar rico e sim de espalhar sua sementeira pelo universo. Ele é o empresário e diretor da Construtora ICOPAN Ltda, Alberto Pansolin. "Esse projeto não me trouxe riqueza, mas só de saber que eu contribui para a União, com o progresso da cidade e especialmente ter dado um lar para as famílias londrinense, isso me deixa orgulhoso."
Os pais David Pansolin vieram da Itália, juntamente com uma leva de imigrantes italianos e fixaram moradia na capital paranaense. A profissão do seo David era carpinteiro e dos dez irmãos o que mais se interessava em seguir os passos do pai era o filho Alberto. Fez o curso de Técnico em Edificação, e daí por diante, teve o elemento sorte contribuindo a seu favor e, também muito esforço e trabalho na conquista de novos projetos. "São mais de 44 anos trabalhando no ramo da construção civil. Uma imagem construída na base da confiança. A ICOPAN já construiu mais de 50 mil casas populares, além de prédios, barracões e residências de fino acabamento", comenta.
De acordo com o Alberto Pansolin, a empresa tem grande penetração em outros estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além de atender contratos firmados entre prefeituras e Governo Federal. "Só dentro da Uzina de Itaipu trabalhamos há 25 anos."
Contratado a fazer uma obra em Araucária, conheceu sua esposa Edy Pansolin, que lhe deu três filhos maravilhosos: Oássis Alberto Pansolin, Luíza de Fátima Pansolin Akaishi e Elaine Pansolin de Souza. Hoje eles são avôs de nove netos, alguns formados e outros na faculdade. É uma família muito estimada e respeitada nas camadas sociais e empresarias do Estado do Paraná, principalmente, em Londrina.
Em Araucária, Alberto Pansolin fez carreira política. Ele foi vereador e presidente da Câmara Municipal daquela cidade. Depois disso, mudo-se para Londrina, em 1964, onde fixou moradia. Nessa cidade seu trabalho foi reconhecido, já recebeu várias honrarias entre elas a da Câmara Municipal de Londrina, com o título de "Cidadão Honorário de Londrina".
A único pedido que faz a Deus, que ele continue gozando de boa saúde para continuar trabalhando e prol de sua família. E, que desfrutar de boas horas de lazer nos rios do Mato Grosso, da Argentina ou no Rio Paranaguá. Segundo o pescador Alberto, ele comenta que pegou um peixe de 54 quilos no Rio Paraguai. "Não é mentira de pescador tenho fotos do peixe", afirma.
|